Aprenda o que é o Inbound Marketing e porque ele se tornou uma grande tendência do marketing digital.
Explorando novos caminhos digitais
Transformação – s.f. Mudança; qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma;
Vivemos em um período de mudanças e inovações constantes. A cada dia, os modelos tradicionais de como pensamos e agimos estão se renovando e se rompendo, e isso tem se aplicado em diferentes segmentos da nossa vida. Você já percebeu?
No mundo do marketing e dos negócios, existe uma metodologia revolucionária que exemplifica um pouco dessa tendência de transmutação. Ela se aplica sobre a forma com que nos relacionamos e vendemos, operando como uma máquina que amplia caminhos e resultados e remodela a antiga forma de interagir com o mercado.
Derivada do universo do Marketing Digital, essa tendência tem nome: Inbound Marketing. Quer saber o que há de tão grandioso nela? Então vem com a gente!
Marketing o quê?
Bom, vamos começar do começo!
Inbound Marketing, ou o que muitos conhecem como o “novo marketing”, é uma metodologia e uma forma de pensar e fazer negócios relativamente recente.
Seu foco principal, em contraste com o Outbound Marketing ou o “velho marketing”, é no desenvolvimento da jornada de compra de um potencial cliente, desde a sua atração até a retenção, respeitando, construindo e entendendo o momento ideal para fechar negócio.
O Inbound Marketing pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva.
Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração.
Isso significa que agora quem vem atrás do seu serviço é o cliente.
Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio
Com o aumento das ferramentas de busca, mídias sociais, blogs e demais tendências da internet, houve uma transformação no contexto de aquisição de serviços e produtos, fazendo com que pessoas e negócios ganhassem espaço, autonomia e – principalmente – informação para tomar decisões e definir o seu momento ideal de compra.
O que acontecia, antes, era que pessoas não possuíam acesso ao conhecimento e informações relevantes sobre um determinado produto/serviço, fazendo com que a venda dependesse quase 100% da abordagem do vendedor. Porém, hoje, essa realidade mudou: Existe um mundo de conteúdos acessíveis, uma extensa troca de informações entre consumidores, reviews de produtos e serviços, fóruns etc. É possível saber TUDO sobre um produto antes mesmo de conversar com um vendedor.
Agora as pessoas decidem o que e quando querem comprar algo. Portanto, o foco do Marketing Digital precisa ser a geração de interesse.
Não interrompa aquilo em que as pessoas estão interessadas, mas seja aquilo que as interessa!